A dinâmica empresarial e a globalização das economias introduziram uma nova componente à tomada de decisão sob condições de incerteza: a análise e avaliação dos riscos inerentes ao negócio globalizado.
A avaliação de riscos é fundamental para a determinação de retornos por negócio e para a correta alocação dos ativos e dos fundos necessários à consecução dos resultados almejados por uma empresa.
Desde os mais globais e genéricos, como o Risco - País, até os mais específicos, como o risco por empresa, que se empreende pelo meio da análise de balanços e demonstrativos, assim como por meio da avaliação de projetos empresariais e de negócios.
A avaliação dos riscos segue um padrão de pesquisa rigoroso. Os estudos de risco são personalizados, logo são feitos para cada empresa em separado, porque entende - se que o foco empresarial e de negocio é diferenciado.
É muito comum pensar que se fez uma boa análise econômica - financeira - empresarial de uma empresa ou de um negócio e a partir desse pressuposto e liberar crédito, dinheiro ou mercadoria. Pois bem, o risco que se corre com as análises tradicionais e burocráticas, baseadas na pressuposição de que quem pede é honesto e quem analisa é técnico, isento de erros e incólume a cooptações desonestas, é imenso.
Não dá para se confiar a um par de análises e analistas. É preciso desconfiar, confiando. Os nossos instrumentos são cartesianos, indagativos e cobram posicionamentos tanto dos devedores, quanto dos credores, gerando as bases não apenas de um processo de liberação de créditos, mas sim de uma parceria obrigatória e de uma reciprocidade que às abertas põe os agentes na rota da cooperação e da co - responsabilização.
A I.B.C.I. - Institutional Business Consultoria Internacional desenvolve modelos personalizados de avaliação de riscos e rating voltados a uma tomada de decisão mais objetiva para a alocação de recursos; a definição de políticas de investimento; a definição de carteiras de crédito, fomento e investimento; empréstimos, financiamentos e repasses; políticas de crédito e formação de carteiras de investimento do mercado de capitais.
O desenvolvimento de modelos específicos de análise e avaliação de riscos foge ao lugar comum dos modelos e produtos de classificação padronizados de informações comerciais e bancárias, e permite a introdução de condicionantes particulares do seu ramo de negócios. Logo, sua empresa pode desenvolver cruzamentos de risco e retorno empresarial; com o sub-setor da indústria à qual pertence; por setor da indústria; face à nação; e com outras nações com as quais transaciona ®.
Ademais, desenvolvemos modelos de Análise de Risco País, nas modalidades de risco de transferência, conversibilidade e soberano.
Também podem ser desenvolvidos modelos especializados de risco - retorno, correlacionados a "scoring" e geradores de um ordenamento por localidades, para atuação no universo empresarial da pessoa física, da pessoa jurídica, das secretarias de fazenda, indústria, comércio e agricultura de estados e municípios, isto através do cruzamento de informações de produto e renda em 5.507 municípios brasileiros.
Riscos no setor previdenciário.
Apresentação dos Riscos de insolvência, endividamento, retorno e evolução produtiva, entre muitos outros indicadores, de setores da Economia.
Análise da Indústria: Riscos por segmento fabril e comercial.
Riscos dos setores de Bancos e Serviços variados conforme segmento.
Riscos do Setor Agrícola - Agribusiness
Apresentação, análise e descrição mediante Quadros e comentários, da situação econômica - financeira.
O Country Risk Analisys ou CRA, é um método de avaliar o risco que um pais possui, de não saldar convenientemente suas dívidas com outros países, ou saldar de gerar desacertos que afetarão as suas relações no palco das nações.
Conhecer o CRA de cada país é, pois, vital para todos quantos lidam com o Comércio Exterior, as Finanças Internacionais e as Relações entre as Nações.
A I.B.C.I. estuda desde 1989 o CRA como um todo dos principais países do mundo, desdobrando as análises em risco soberano; risco de transferência; risco de conversão e risco de relacionamento.
Através de avançadas ferramentas empresariais avalia-se o conjunto de riscos internos com os quais a sua empresa haverá de lidar, num horizonte de um a cinco anos.
Mediante cuidadas e criteriosas entrevistas diretas, são consultados representativos membros do corpo organizacional.
Ademais, os métodos e os instrumentos de gestão são analisados de perto, dando origem a um Relatório Técnico Objetivo, denso e de grande utilidade no processo estratégico de tomada de decisões.
Av. Presidente Vargas, 446 - 1404 - Centro - Rio de Janeiro - RJ -
Brasil
istvan@ibci.com.br - +55 21 2552-5720 - 21 99983-9395