O uso de indicadores quânticos forma um hábito saudável e impõe respeito, se bem feito, entre todos quantos são avaliados, na empresa. Os colaboradores sabem que precisam atender metas e que elas são expressas por dados e métodos claros para todos. Assim, deixa-se de lado o mundo sutil e obscuro das avaliações dúbias, gerando-se uma avaliação técnica mais apurada, logo "Justa".
No setor público, cada vez mais, as agências criadas para acompanhar as firmas de telecomunicações, eletricidade, gás, petróleo e afins, utilizam-se do expediente da Análise de Desempenho.
Nas empresas, esta área compreende a criação e a implantação, através de meios participativos, de Planos, Métodos e Padrões Avançados de Análise de Desempenho Organizacional; de Produtividade e de Competitividade.
Todas as áreas de uma empresa são contempladas, segundo a finalidade de cada empresa. Podem ser montadas planilhas eletrônicas que mostram em nível sistêmico, corporativo; de matrizes e de filiais; de departamentos; de seções; de divisões e por funcionário, o desempenho previsto, o efetivo e o realizado. Como decorrência, apresentam-se meios para a otimização de resultados e a eliminação de hiatos negativos ou não desejados.
Valoriza-se o estudo de Desempenho Gerencial e do Desempenho das Pessoas mediante fichas individualizadas.
O Desempenho dos Indicadores de Produção é importante nas políticas de distribuição de benefícios. Patrões e empregados podem estabelecer com base nos resultados alcançados a repartição de uma parte entre os colaboradores mais produtivos, motivando-os a um crescente envolvimento com a empresa e reconhecendo o seu papel.
O Desempenho Globalizado e Setorial, que permite comparar a eficácia da produção por tipo de indústria brasileira, em seu setor, é especialmente importante para produtores agrícolas, industriais, importadores e exportadores. Bancos, corretoras e seguradoras estabelecem metas de desempenho com base nas disponibilidades de recursos de mercado, riscos setoriais e capacidade de gerar recursos, dado o tamanho e a qualidade da carteira de outras instituições similares. Mediante este tipo de trabalho, geram-se referências competitivas e se estabelece uma rota de desenvolvimento estratégico organizacional.
As empresas devem saber como se comportam seus indicadores de produtividade e de geração de resultados. É importante que saibam se melhoraram de situação de um dia a outro, ou de um ano para outro, em quanto e de que forma. E também é essencial que se comparem com os concorrentes, para saber se estão evoluindo ou não em comparação com eles.
Estas são apenas algumas das utilidades dos indicadores de desempenho. Eis porque toda empresa precisa tê-los, usando desde indicadores agregados até aqueles que são de perfil específico.
Através da I.B.C.I. fazem-se análises de Desempenho Organizacional. Segundo o tipo de empresa e organização, aplicam-se modelos diferentes, personalizados ou setoriais, para atender melhor as suas características e especialidades.
Existe todo um contexto estratégico nos trabalhos mais avançados, que torna este instrumento da maior importância para presidentes, diretores, e executivos.
O desempenho financeiro das empresas representa uma das áreas de análise e decisão mais importantes das empresas modernas. Os instrumentos são inúmeros e são oferecidos sob inúmeros títulos e com marcas registradas e patenteadas ®. O importante não é o uso isolado de um modelo financeiro, o que em geral cria sérios erros de avaliação, mas sim o uso integrado e sequenciado de diversos modelos. Entre estes, a I.B.C.I. pode colocar para acrescer valor a modelos aplicados e ampliados, voltados à realidade setorial e interna da sua empresa, merecendo atenção os seguintes: Balanced Scorecard-BSC ®; Value at Risk-VAR ®; VPL-Valor Presente Líquido; EVA-Economic Value Added ®; CAPM e CAPM-Modificado-Capital Asset Pricing Model; RCF e RCFM-Real Cash Flow Modificado, entre outros.
As análises são em geral de três graus de profundidade: Simples (feito na hora, com a inscrição em rede e com o uso dos dados básicos fornecidos pela organização, pelo mercado e fontes variadas); Médio (elaborado em 5 dias, requisita dados mais pormenorizados e trocas de idéia pela via telefônica e de e-mails) e Avançado (desenvolvido para caracterizar-se o conjunto de dimensões determinantes da sua realidade organizacional, em 30 dias ou menos, com contato direto e pessoal, nossos analistas conhecem mais a fundo o seu negócio, o seu projeto e a sua empresa, para emitir parecer).
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