<%@ Language=VBScript %> I.B.C.I. - Institutional Business Consultoria Internacional

     
 
 
 


BALCÃO DE NEGÓCIOS - VENDA DE EMPRESAS

 


A IBCI – Institutional Business Consultoria Internacional possui toda a linha de serviços que asseguram a melhor venda ou compra de empresas.
Atua-se desde o levantamento do valor do patrimônio imobiliário de uma empresa, de suas máquinas e equipamentos, de suas marcas e patente, até seu fundo de comércio. E trabalha-se para estudar o valor completo dos ativos tangíveis e intangíveis da empresa.

Nossos serviços incluem conforme cada caso de venda ou de compra a avaliação da empresa; a avaliação das máquinas e equipamentos; a avaliação da fábrica e de seus estabelecimentos; e o encontro dos clientes mais adequados.

Atua-se de forma discreta e idônea, à busca de quem possui o melhor perfil de comprador, no caso de uma organização decidir pela sua venda. E entabulam-se negociações, em representação da empresa ou grupo econômico que se oferece à venda.
Uma venda de empresa é uma atividade em geral complexa, que inclui a identificação da figura do bom comprador. E este, uma vez identificado, quererá conhecer de perto a real condição econômico – financeira – patrimonial – legal – comercial e tecnológica, entre outras facetas, da empresa que se põe à venda.

Isto significa que quanto maior é uma empresa à venda, maior é a necessidade dela fazer, montar e dispor de um Relatório de Resultados Alcançados, de Vendas e de Situação Patrimonial.

Consideradas as percepções e modelagens analíticas das diversas escolas de Finanças Corporativas, daí decorre que quem compra uma empresa o faz pela projeção ao valor atual dos lucros esperados a serem obtidos com o negócio. Quanto maiores forem esses lucros e a taxa de retorno de um projeto, maior será a atração exercida pelo negócio, e surgirá talvez o comprador. E o vendedor deve prestar atenção a isto. Se ele, que vende a empresa, apresenta altos lucros e retornos, que se sustentam no tempo e no futuro, com baixa volatilidade, logo alta previsibilidade será bem capaz de encontrar comprador para seu negócio.

Por outro lado, uma empresa que dá e projeta prejuízos, alto endividamento, baixa liquidez, pequenas vendas e afins vale pouco. Seu patrimônio pode ter algum valor. Mas o que vale mesmo é a capacidade de vender, de ter bons clientes, de saber se expandir no mercado, de conquistar a fatia da concorrência e de ter em mãos aprovadas licenças especiais, tal como as ambientais, e outras como de exclusividade de extração de minério num terreno, que lhe dão um sabor de monopólio.

Portanto, uma empresa não vale pelo que produz, o que hoje em dia é fácil de fazer: máquinas e equipamentos para expandir a produção estão disponíveis e a ociosidade é uma ameaça que o produtor enfrenta. O que importa é a capacidade de colocar o produto no mercado; de estar relacionado com as melhores redes de vendas e distribuições; e de vencer a competição seja no mercado livre, seja em licitações públicas.

Um grande fundo de comércio vale uma fortuna.

Uma empresa sem vendas e sem clientes possui pouco ou nenhum valor.

A IBCI está há 23 anos capacitada a avaliar, revitalizar, adaptar para o ritmo de vendas, as empresas que se colocam à venda.
Entre em contato com os nossos especialistas, para fazer seu diagnóstico, o conhecimento de sua realidade, dar um “banho de loja” à sua organização e turbiná-la para dar oportunidade verdadeira da ambição de se vender bem, com sucesso, margem e lucros a favor dos acionistas.

Da mesma forma, se quiser comprar uma empresa, a IBCI está preparada a fazer a due-diligence, a análise de valor real atual, o controle de valores de ativos tangíveis e intangíveis e de processos organizacionais.
A venda ou a compra de empresas requer habilidades especiais dos negociadores. E as negociações podem ser bem tensas, difíceis e cheias de armadilhas legais, mercadológicas, comerciais, de margens e tecnológicas.
Certifique-se em estar com a tecnologia de compra e venda certa. Isto pode gerar pelos resultados financeiros grandes diferenças a mais ou a menos, em seu faturamento ou investimento empresarial final.

COMPRAR E VENDER EMPRESAS – CURTA DIGRESSÃO SOBRE ASSUNTOS – CHAVE

O mercado de compras e vendas de empresas é complexo.

Funciona desde o pouco sutil e bem estabelecido espaço dado a anúncios de jornal de grande circulação, onde as empresas anunciam seus estabelecimentos, querem passar seus pontos de vendas e sonham com o bom comprador que talvez aparecerá aleatoriamente – o que possui seus altos riscos de contactação, mútuo conhecimento e negociação – até aquele no qual firmas especializadas montam carteiras de clientes com suas peculiaridades e vão buscar o “comprador ideal”.

Em geral, anúncios de jornal funcionam até certo ponto para negócios pequenos e medianos, micro, pequenas e médias empresas.
Para empresas maiores e gigantes líderes de setor, os anúncios podem até funcionar. Mas apresentam riscos. Entre eles, o de “cair na boca do povo” e se formar toda uma especulação sobre a situação da empresa que se põe e expõe à venda. Estaria ela bem ou mal? Alguma ameaça paira sobre ela e seus sócios? Que tipo de ameaça? Quais são as verdadeiras razões de uma venda ou de uma compra de empresa? E se não vender, não tiver comprador, quanto vale?

Por estas razões, entre outras, nem sempre uma empresa se expõe.

Faz sentido agir discretamente e trabalhar com um agente credenciado, experiente e comissionado. Esse agente não vai ganhar um salário (seria empregado), ou uma mensalidade alta, sem dar garantias de venda da empresa que é objeto de negociação. Até porque a venda é uma caixinha de surpresas. O que parece interessante para vender às vezes não sai e o que parece um mico pode ter um fator tão atraente para um comprador, que ele se abstrai de outras questões e foca no que lhe interessa.

Neste caso, diz-se que os passivos foram superados pelo ativo, embora raro, ou pouco, ou único, que fez a diferença numa compra.

Por estas razões, as empresas maiores tendem a dirigir-se a empresas especializadas em vendas organizacionais. Porque podem estas identificar mais e melhor o que realmente pode valer numa empresa. Às vezes, nem o vendedor-proprietário da empresa sabe o que tem em mãos. E se um fator de atração for bem identificado, ele pode ser determinante numa venda. O comprador potencial pode estar à busca do todo e de parte e isto há de ser bem configurado no processo de comercialização de empresas.
Por fim, o relatório de avaliação há de ser técnico, econômico-financeiro e isento. É preciso que espelhe uma realidade e que o comprador potencial possa checar tudo o que diz, declara o relatório. Não pode ficar um reino de dúvidas.
Em caso de dúvidas, cobre e esclareça.

A persistirem as dúvidas, não compre.

COMO AVALIAR UMA EMPRESA PARA A VENDA

A forma e o método de se avaliar uma empresa com fins de venda varia conforme os autores e não está integralmente submissa a plena concordância metodológica.

Avaliar uma empresa pode levar a temas e questões sutis, assim como formas de se fazer realmente uma avaliação final.
Afinal de contas, quanto vale o talento e a habilidade empresarial para fazer negócios? Seriam máquinas e equipamentos numa indústria bens de valor, e qual valor, na medida em que vão se desgastando com o tempo, depreciando e surgem outras soluções fabris, operacionais e funcionais, que as superam?

Efetivamente, um avaliador foi a campo ou na indústria, e analisou máquina a máquina a sua produtividade e valor? E levantou dados de mercado e outros históricos para afirmar quanto vale cada equipamento? Lhe foi aberto tudo?

E existe exato levantamento de passivos? Estão registrados e abertos todos os empréstimos, financiamentos e repasses tomados? E quais são os exatos passivos trabalhistas e fiscais?

E o que dizer de um mercado fechado à concorrência por Lei ou regulação? Caso esta seja alterada e se permita a importação e a produção competitiva, a empresa que antes agia em monopólio – o que lhe dava uma grande e artificial valor – pode de um dia para o outro pouco ou nada valer.

Portanto, não há uma regra rígida e um formulário padrão único, que dê a resposta para a sutil questão do valor empresarial.
É necessário e possível então utilizar o bom senso, a experiência, a controladoria, a auditoria de resultados, a Economia, o Direito Empresarial e as Finanças Corporativas, entre outras, para entender a transversalidade de assuntos que se cruzam nesta seara e dar, estipular um valor para a empresa.

O como será respondido diferentemente de consultor a consultor.

Um significativo agrupamento destes profissionais sugerirá calcular o valor de uma empresa pelo valor atual ajustado do fluxo de caixa. Outro sugerirá o cálculo de valor pelo modelo das opções reais. Um terceiro sugerirá verificar um modelo de valor atual a preços de mercado do patrimônio, formado pela somatória de máquinas e equipamentos em funcionamento e uso. Um quarto enveredará pela ótica do fundo de comércio. Outros citarão o good-will.

Seja como for, antes de se decidir por uns ou outros métodos, verifique bem seus propósitos e objetivos empresariais. Demarque seus interesses e vontades, com abertura e transparência. Somente assim o consultor pode ajudar com transparência e dar uma resposta técnica adequada.


VENDA E COMPRA DE EMPRESAS – PALAVRAS CHAVE

No universo da compra e venda de empresas, organizações e grupos empresariais, existem palavras chave que merecem ser lembradas e especificadas. Apresentam-se a seguir em resumo algumas delas.

Compra de empresas. Venda de empresas. Comprar empresa. Vender empresa. Oportunidade de compra de empresa. Oportunidade de venda de empresa. Mercado de compra e venda. Buy and sell. Evaluate. Value. Economic Value. Buying enterprises. Selling enterprises. Opportunities - Sales of enterprises. Best buy. Best sell. Achat et vente d’entreprises. Entreprises en vente. Entreprises pour acheter. Einkauf. Einkaufen. Verkauf. Verkaufen. Beschaffen. Sich bemuchen. Ein schatzung. Ein schatzen. Negociação de empresas. Negociação de empresa a vender. Negociação de empresa a comprar. Avaliação. Avaliação Integral da Empresa. Avaliação Financeira. Avaliação Patrimonial. Avaliação do Fluxo de Caixa ao Valor Atual. Fluxo de Caixa Ajustado. Valor de uma empresa. Cálculo de Valor. Valor do ativo. Valor do passivo. Valor líquido da empresa. Valor dos ativos intangíveis. Valor de uma marca. Valor do Brand. Branding. Brand management. Marca de Valor. Patente. Patente industrial. Valor de uma patente. Due diligence. Resultados da due diligence. Direitos e obrigações em due diligences. Goodwill. Valor contábil. Valor de mercado. Valor histórico. Valor mercadológico. Valor pelo poder de presença. Valor legal. Valor ecológico. Terras. Terrenos. Sítios. Chácaras. Fazendas. Infra-estrutura. Máquinas. Equipamentos. Invenções. Registros. Direitos de Propriedade. Direitos de Propriedade Intelectual. Ativos. Passivos. Passivos Fiscais. Passivos trabalhistas. Passivos com Fornecedores. Passivos do Grupo. Empresa Independente. Empresa ligada a Grupo. Grupo Econômico. Holding. Empresa interdependente. Empresa vinculada.

Cada um destes termos e expressões e muitos mais fazem parte do universo de compra e venda de empresas, estabelecimentos e negócios.
Naturalmente, se constituem em parte de um roteiro e agenda de trabalho de avaliação.

Nome - Descrição
UF
1
VINÍCOLA E FAZENDA NO SUL DE MINAS GERAIS. Situada na Estrada para Serranos, sem número, km 2,5 a partir da estrada de asfalto, entre Andrelândia e São Vicente de Minas. • Localizada no Sul de Minas Gerais;
• 132 Hectares;
• Região leiteira;
• Terra/solo de qualidade superior;
• Nº de nascentes: 5;
• Possui área de 3 Hectares de moledo/pedra;
• 20.000 videiras – em 7 Hectares;
• 7.000 nogueiras (nozes macadâmia) – em 62 Hectares;
• capim / pasto, em 14 hectares, para gado;
• 4.000 pinheiros;
• Produção de 16 toneladas de uvas ao ano;
• Produção de 10.000 litros de vinho ao ano;
• Produção de 4 toneladas de nozes macadâmia ao ano;
• 12.000 garrafas de vinho Cabernet Sauvignon e Syrah armazenadas no porão;
• Marca própria dos vinhos de Marca Importante;
• Preço de varejo do quilo de noz macadâmia: R$ 160,00;
• Área de 3 açudes;
• Rio Turvo Grande com 2,8 Km de margem. Muitas águas, bonitas prainhas – 2. Peixes: douradinhos; tabaranas; trairas; acarás; lambaris; curimbatás; piaus; mandis
chorões; carpinheiras; e outras;
• Mata ciliar que acompanha o Rio, de 10 a 30 metros de floresta. Local de capivaras;
gatos do mato; tatus e lobos – 26 hectares;
• Lagoa com 200m x 80m = 16.000 metros quadrados;
• Pomar com 50 fruteiras – laranjas; tangerinas; passion fruit; goiabas; limoeiros;
macieiras; e afins;
• Lindo Casarão / Residência em madeira e alvenaria de dois andares, com ampla sala cozinha, copa, quatro quartos, três banheiros e varandas, tudo lindamente decorado. Madeira de Lei – grápia em todos os quartos;
• Casa para trabalho (3 quartos);
• Casa para caseiro, espaçosa, em madeira e alvenaria;
• Casa de pedra com bela decoração em estilo rústico;
• Rancho todo revestido em vidro e madeira com churrasqueira;
• Piscina com azulejos decorados (12x 8m) em localização privilegiada de paisagem;
• Porão para armazenamento dos vinhos;
• Unidade fabril com 8 salas de trabalho; tanques; equipamentos diversos – tudo
funcionando, pronto, novo, com 1 a 3 anos de idade;
• Três quartos e banheiro extras, próximos à unidade fabril;
• Casa de moto bombas sugadoras de água do Rio Turvo;
• Tudo OK com o Min. Agricultura Pecuária e Abastecimento;
• Dívida ZERO;
• Todos os documentos em dia;
• Excelentes relações com IGAM, EPAMIG, EMBRATUR e PREFEITURA;
• Excelentes relações com Corpo de Bombeiros e Polícia Militar;
• Bons clientes locais como compradores de vinhos e nozes (supermercados, bares,
restaurantes e lanchonetes);
• Fazenda de prestígio na região;
• Foi agraciada com a Comenda Marquês de Arantes por serviços prestados ao
desenvolvimento da cidade e à comunidade de Andrelândia;
• Realização de cavalgadas.

MG
2
MAGNÍFICA FÁBRICA DE BEBIDAS. Licenciada. Documentos e papéis em dia. Unidades de engarrafamento, envasamento, rotulagem, preservação e guarda de bebidas completamente novas e funcionais, com 480 m2 de área útil construída. Máquinas e equipamentos básicos em bom estado. Sistema hidráulico excelente. Água da fonte mineral, de grande leveza. Em plena floresta, em 130 hectares de terra. Possui mais de 8.000 pés de frutíferas; 5.000 pinheiros pinus eliothis; 2.000 eucaliptos. Rio amplo com excelente volume de água passa por 2,4 km do terreno. Três açudes grandes, o maior com 170 m. de comprimento na cheia. Possui casario de luxo, de madeira, situado sobre o alto da montanha. Piscina, rancho, casa – biblioteca, sobre campo de videiras – cinematográfica. Para investidor sério que gosta de sofisticação, ocupação enológica, vizinhança importante e um “ninho de águia”. Em Minas Gerais. Aval FIN CORP – esta empresa foi avaliada conforme regras de Finanças Corporativas.
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CONJUNTO HOTELEIRO SOBRE BELA PENÍNSULA. Importante projeto hoteleiro; 160 acomodações; na frete do oceano Atlântico, em prazeroza praia nas imediações. Ideal para férias de família. Taxa de ocupação de 65%. Preços médios diários de R$ 162,72. Movimento crescente. Empreendimento com 14 anos de vida e uso. Todas as alas funcionam, excelente faturamento no lobby bar; em dois restaurantes – praça de alimentação com comidas típicas, moquecas e frutos do mar. Governança séria e baixa rotatividade de pessoal. Área útil de 36.790 metros quadrados, piscina, sauna e quadras de tênis, vôlei, e futsociety incluídas. São 17 embarcações motorizadas, turistas franceses e espanhóis amam. Excelente ponto de encontro para seminários e encontros religiosos. Casamentos, batizados e encontros sociais. Salão de jogos; pequeno salão de beleza que fatura muito bem. Galeria de lojas – 16 – com artesanato; pedras preciosas; coiffeur; farmácia; delicatessen; e outras. Nível internacional. Motivo sócio quer se retirar e mora no exterior. Ocasião para barganha. Preço base: R$ 76 milhões ou US$ 38 milhões.
ES
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Observações:

Esta corresponde a uma lista parcial de empresas e fábricas em vias de negociação e à venda. Manifeste seu interesse.

A consultoria se reserva o direito de mudar a qualquer hora as ofertas, conforme as instruções recebidas dos próprios anunciantes e resguardados os seus interesses e decisões mais recentes.

Os valores a que se referem as propostas acima são uma decisão até a última data de contato emitida pelos sócios das empresas que se propõem à venda. Se constituem portanto numa base mínima de valor, sujeita a alterações.

Todas as informações foram fornecidas pelas empresas, sendo que existem aquelas que possuem avaliação técnica conforme princípios geralmente aceitos de Finanças Corporativas (Aval FIN CORP) e outras oferecem valor sem maior informação de base corporativa.

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